segunda-feira, 12 de julho de 2010

Hey, mainstream media: I am...

Jamie Keiles, 18, é uma adolescente americana que foge dos padrões: se diz interessada em sociologia, periódicos e ciclismo. Cansada das matérias fúteis de revistas "Seventeen" (suspeito que algo como a "Capricho" dos EUA) e duvidando completamente da eficácia das dicas da revista, começou um projeto análogo ao "Super Size Me": decidiu passar um mês seguindo religiosamente as dicas da revista. O projeto foi denominado "The Seventeen Magazine Project" e seus resultados podem ser conferidos aqui.

O resultado foi presumivelmente desastroso. Segundo ela, não havia muito nas atividades recomendadas pela revista; a maioria se resumia a ensinar alguma variação de paquera; as dicas de cabelo levavam um tempo grande demais para serem colocadas em prática e as dicas sobre roupas de banho não resolveram seu problema: ter a cor da pele da mesma cor da areia, "ficando parecida com um biquíni flutuante, na praia".

As conclusões: as revistas olham as adolescentes como um grupo uniforme, com interesses limitados a moda, maquiagem e garotos. Em revolta à visão fútil que a mídia tem de um grupo ao qual ela faz parte (e ao qual não se acha reduzida), terminou um projeto com a criação de outro: "Hey, mainstream media: I am...". A ideia é que pessoas enviem fotos em que apareçam com um recado para a mídia. Para participar, basta enviar a foto para: jamiekeiles@gmail.com e o acervo de fotos enviadas pode ser conferido aqui.

O resultado foi extremamente interessante e as pessoas contribuíram de formas diversas: podem ser encontradas desde mensagens de "repelida por sua ideia de 'normal'. Sério, de que planeta você é?", passando por "Sou bissexual... e não só não tento foder qualquer coisa que se move, como QUASE NUNCA faço sexo... e gosto das coisas bem assim. E, além disso, fico bem sem maquiagem." até uma mãe segurando um cartaz com os dizeres: "mais que uma mãe que 'precisa trabalhar', sou uma que quer fazer isso, e sei que não preciso escolher entre a maternidade e a carreira, pois é possível conciliar ambos!".

Bem interessante MESMO. Vale a pena conferir.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Luta contra o paulistanismo

Excelente artigo, mas só pra quem não teme ouvir verdades:

http://blogdosakamoto.com.br/2010/07/09/9-de-julho-sao-paulo-deveria-lutar-contra-o-paulistanismo