domingo, 10 de outubro de 2010

Sobre estereótipos

"The problem with stereotypes is not that they are untrue, but that they are incomplete. They make one story become the only story".
Chimamanda Adichie é uma premiada escritora nigeriana que emigrou para os Estados Unidos da América aos 19 anos de idade para ingressar no ensino superior. Numa série de palestras de uma ONG chamada TED (com o objetivo de disseminar ideias que merecem ser divulgadas), ela rouba a cena pra falar sobre estereótipos, simplismo e sobre o perigo de reduzir as coisas à visão do senso-comum, sem reflexão, limitando-se à superfície das coisas. O vídeo é fantástico, de arrepiar mesmo: ela discursa muito bem e é uma fala envolvente. Ele é legendado em português, então deixo aqui o link pra quem interessar (e espero que interesse a muita gente, porque é do tipo de lição que todo mundo deveria ter na vida): http://bit.ly/bv2maD

Um comentário:

  1. "E é assim que se cria uma história única. Mostra um povo como uma única coisa, uma única coisa, vezes sem conta, e é isso que eles se tornam".

    "Quando rejeitamos a história única, quando nos apercebemos que nunca há uma história única, sobre nenhum lugar, reconquistamos uma espécie de paraíso".

    Victor, fantástico mesmo o vídeo. Obrigada pela contribuição!

    E este último trecho eu vou levar comigo para os meus dias mais tristes:
    "Todas essas histórias fazem de mim quem eu sou. Mas insistir apenas nestas histórias negativas é planar a minha experiência, e esquecer tantas outras histórias que me formaram".

    ResponderExcluir